Ronco

O ronco é mais frequente nos homens e em pessoas acima do peso ideal, e geralmente tende a piorar com a idade.Situações como cansaço físico intenso e consumo de álcool ou medicamentos sedativos podem eventualmente causar ou exacerbar um quadro de ronco.

O ronco pode manifestar-se de forma branda e intermitente ou ser forte e constante.Ainda, pode estar relacionado com o decúbito dorsal (quando só ocorre dormindo de barriga para cima) ou se manifestar em qualquer posição nos casos mais severos.

O ronco nada mais é do que a vibração dos tecidos moles da garganta (faringe), localizadas principalmente entre o palato (a” campanhia”) e a língua. Surge, durante a respiração enquanto dormimos devido a dificuldade que o ar tem em passar por uma via aérea superior pequena, que compreende todo o espaço desde o nariz até as cordas vocais.

O estreitamento da via aérea superior pode ser devido ao relaxamento da musculatura ao redor da faringe (o que acontece quando ingerimos álcool ou sedativos, e durante o sono profundo quando ocorre um grande relaxamento de todo a musculatura do corpo, inclusive da faringe); excesso de tecido (hipertrofia de adenóide a amígdalas, palato, língua volumosa, e mais raramente presença de cistos e tumores na faringe) e obesidade (acúmulo de gordura ao redor da faringe).

A obstrução nasal também pode ser causa de ronco.O nariz congestionado e obstruído necessita de um esforço respiratório maior, criando um vácuo na garganta o que aproxima os tecidos frouxos da faringe, favorecendo o aparecimento do ronco.Ainda, com a respiração bucal a língua tende a se deslocar posteriormente na faringe, dificultando mais ainda a passagem do ar.

Sono
O sono é um estado ordinário de consciência, complementar ao da vigília (ou estado desperto), em que há repouso normal e periódico, caracterizado, tanto no ser humano como nos outros animais superiores, pela suspensão temporária da atividade perceptivo-sensorial e motora voluntária.Trata-se de um processo ativo envolvendo múltiplos e complexos mecanismos fisiológicos e comportamentais em vários sistemas e regiões do sistema nervoso central.

São identificados no sono dois estados distintos: o sono sincronizado, ou sono NREM, e o sono dessincronizado, ou sono REM (do inglês,rapid eyes movement). O sono NREM é divido em quatro fazes ou estágios, segundo o aumento da sua profundidade.Já o sono REM caracteriza-se pela dessincronização dos potenciais (baixa amplitude e alta frequência das ondas cerebrais), episódios de movimentos oculares rápidos (daí a sigla em inglês, REM) e atonia muscular. Além disso este estágio é denominado também de sono dos sonhos, uma vez que é o período no qual estes ocorrem.

Em um indivíduo normal, o sono NREM e o sono REM alternam-se ciclicamente ao longo da noite. O sono NREM e o sono REM repetem-se a cada 70 a 110 minutos, com 4 a 6 ciclos por noite.A distribuição dos estágios de sono durante a noite pode ser alterada por vários fatores, como: idade, ritmo, circadiano, temperatura ambiente, ingestão de drogas ou por determinadas patologias. Mas normalmente o sono NREM concentra-se na primeira parte da noite, enquanto o sono REM predomina na segunda parte.

Várias funções são atribuídas ao sono.A hipótese mais simples é a de que o sono se destina á recuperação pelo organismo de um possível débito energético estabelecido durante a vigília. Além dessa hipótese, outras funções são atribuídas, especialmente ao sono REM, tais como: manutenção da homeostase, dos neurotransmissores envolvidos no ciclo vigília-sono, consolidação da memória, termorregularização entre outras.

Alterações deste sistema normal do sono são classificadas como distúrbios do sono.A odontologia em particular vem ocupando um papel de destaque dentro das equipes multidisciplinares que trabalham no diagnóstico e tratamento dos distúrbios do sono, especialmente dos distúrbios respiratórios do sono.
Dentre os distúrbios respiratórios do sono temos o Ronco e a Apnéia obstrutiva do sono.O Bruxismo é classificado dentro dos estudos do sono como um distúrbio do movimento dos sono.

O Bruxismo pode ser apresentar durante o sono sendo classificado como o Bruxismo do sono e também se apresentar durante a vigília (acordado) sendo classificado como Bruxismo de vigília. A odontologia pode atuar prevenindo e protegendo os dentes evitando um desgastes desnecessário durante o sono (Bruxismo do sono) é também como um orientador cognitivo comportamental durante o Bruxismo de vigília.O Bruxismo de vigília é considerado uma parafunção muscular fazendo alimentar dores na face e pescoço, e a odontologia também atua no controle desta parafunção muscular ajudando o paciente na diminuição e controle destas dores.

Produzido por: Marcasite!