Dor Orofacial e DTM

ATM significa Articulação Temporomandibular .Esta articulação é responsável por todos os movimentos que você faz com a boca, existindo uma em cada lado (em frente de cada orelha). As doenças desta articulação e dos músculos que fazem esses movimentos da boca são chamadas de disfunções temporomandibulares (DTM).

Um dos sintomas mais comuns da DTM são as dores de cabeça (frequentemente parecidas com enxaquecas); um “clique” ou sensação de desencaixe ao abrir a boca; dores ao bocejar; fadiga (cansaço) nos músculos da mastigação sentida como cansaço na face; uma brusca mudança no modo em que os dentes superiores e inferiores se encaixam, alguns tipos de zumbido nos ouvidos e cervicalgia (dor no pescoço) referindo dor para face ou cabeça.

Embora atinja milhões de pessoas no mundo inteiro, a DTM é uma doença pouco conhecida.São lesões causadas por movimentos desnecessários que fazemos com a boca, hábitos como: mascar chicletes, roer unhas, morder gelo, etc.O bruxismo, o ranger dos dentes que algumas pessoas realizam ao dormir, também é um dos principais fatores que causam DTM.O treino para eliminação desses hábitos, ou a proteção dos dentes e dos músculos para os que apresentam o bruxismo, pode ser a chave para o alivio dos sintomas da disfunção.Segundo estudos recentes, a incidência mundial de DTM é de 3% da população ao ano.Apesar de ser uma incidência baixa, a duração da doença é longa, fazendo com que haja um grande número de pacientes.Uma questão intrigante é que as mulheres em idade fértil são as mais acometidas pela doença, cerca de nove mulheres para cada homem.Atualmente, tem sido observado um aumento dos casos de DTM em adolescentes e crianças.

O paciente com DTM geralmente é um doente crônico que demora anos pra buscar tratamento. Como os sintomas são muito subjetivos e podem estar ligados a outros problemas médicos (depressão,problemas otológicos ou reumatológicos), o dentista, muitas vezes é o último profissional da saúde a ser procurado.

Fique atento se tiver dor ao abrir a boca ou quando mastigar, sentir dor na face, têmporas, articulação temporomandibular ou maxilares, se já teve a mandíbula presa ou travada de forma que não abrisse completamente a boca, se tem dores de cabeça, se sentir algum desses sintomas uma vez por semana ou mais, procure um especialista.

DTM é uma doença que causa sofrimento a milhões de pessoas ao redor do mundo, diminuindo a qualidade de vida e restrigindo o convívio social.

Embora se trate de uma doença que pode causar dores de cabeça terríveis durante anos, o tratamento quando bem diagnosticado, não apresenta maior dificuldade. Com uma avaliação clínica bem realizada, que conste de técnicas específicas de diagnóstico, nas quais o especialista em DTM irá explorar e analisar de uma maneira ordenada as queixas de dor de cabeça do paciente, recomendando o tratamento necessário não só na sua área como também encaminhando o paciente para outros profissionais.Geralmente o tratamento é simples e conservador, feito por meio de terapias caseiras, exercícios, compressas, relaxamento muscular, controle de ansiedade e depressão.Na maioria dos casos é necessária a interação de uma equipe multidisciplinar para o melhor entendimento e condutas específicas nas áreas de: neurologia, psicologia, reumatologia, otorrinolaringologia, endocrinologia e fisioterapia.

O especialista em DTM deve estar apto a diagnosticar todas as dores orofaciais, tratando as que estejam relacionadas à sua área de atuação e encaminhando o paciente quando o tratamento demandar a intervenção de outro profissional de saúde.Só após a avaliação conjunta e simultânea, será realizada a terapia.

Produzido por: Marcasite!