Clareamento Dental

Clareamento Dental é um tratamento realizado pelo cirurgião-dentista para clarear os dentes naturais.Os géis clareadores não agem em coroas (próteses) e restaurações.

O clareamento dental é um tratamento estético que pode ser indicado para as queixas de escurecimento dental.O escurecimento dos dentes pode acontecer pelo uso freqüente de produtos e alimentos como: café, chá preto, vinho tinto e também do fumo.Os dentes podem ainda apresentar alterações de cor ou manchas devido a causas genéticas, em conseqüência de um traumatismo dentário, de um tratamento de canal, do uso de antibióticos como a tetraciclina e seus derivados na fase de formação do dente e de restaurações de amálgama de prata antigas.

Algumas condições desfavorecem o clareamento dental como a inflamação gengival, presença de cálculo dental, retrações gengivais, dentes não totalmente erupcionados e a cárie dental.

-Dentes não totalmente Erupcionados: Quando os dentes decíduos são trocados pelos dentes permanentes, existe um tempo para a total erupção dental.Assim, é comum observarmos jovens com a coroa do dente parcialmente recoberta pela gengiva. O clareamento dental nessa fase geraria manchamento do dente, uma vez que o gel clareador não teria ação sobre a porção recoberta pelo tecido gengival.

-Retração Gengival e Sensibilidade: Indivíduos que possuem retrações gengivais podem apresentar quadros de sensibilidade dentinária, caracterizando uma possível limitação ao tratamento clareador.Tais retrações acontecem pela escovação traumática e como seqüela do tratamento periodontal (tratamento da gengiva).

-Inflamação Gengival e Cálculo Dental: As doenças periodontais são muito prevalentes na população adulta e devem ser tratadas antes da realização do clareamento dental, evitando alterações gengivais e manchamento dental.

-Cárie Dental: A cárie dental e a presença de restaurações mal adaptadas deverão ser tratadas previamente ao clareamento dental.

-Sensibilidade Dentinária: Devido a retrações gengivais, restaurações mal adaptadas, presença de cárie, e áreas dentais desmineralizadas.

-Irritação Gengival: Devido a gel clareador em excesso, moldeira mal adaptada.

A consulta a um cirurgião- dentista é fundamental para uma correta avaliação da necessidade de realização de tratamentos prévios. De acordo com as características clínicas individuais, o cirurgião-dentista indicará a melhor técnica e a concentração do agente clareador. Seguindo as recomendações de seu cirurgião-dentista você obterá saúde bucal e um sorriso belo e saudável. Por essas razões o clareamento dental deve ser feito sob supervisão de um cirurgião-dentista.

Produzido por: Marcasite!