Apneia Obstrutiva do Sono

O QUE É APNEIA OBSTRUTIVA DO SONO ?

A Apneia Obstrutiva do Sono (AOS) é um transtorno respiratório que ocorre durante o sono e que atinge até 4% da população adulta, sendo mais predominante entre homens com mais de 50 anos de idade. Esta síndrome provoca repetidas pausas respiratórias enquanto a pessoa está dormindo, podendo provocar importantes alterações de ordem funcional, neurológica, psíquica e social, impactando negativamente em sua qualidade de vida.

COMO DIAGNOSTICAR APNEIAS OBSTRUTIVA DO SONO ?
Frequentemente a AOS é percebida por alguém que dorme ao lado da pessoa, relatando roncos altos seguidos de parada repentina da respiração. No entanto, para o diagnóstico definitivo é necessária uma avaliação detalhada, incluindo o histórico da pessoa e de seu (sua) companheiro (a), exame físico e polissonografia (exame realizado em um laboratório onde o paciente tem seu sono monitorado ao longo da noite). Também podem ser realizados a endoscopia e exames de imagem para avaliação mais detalhada de cada caso.

QUAIS OS SINTOMAS DE UMA PESSOA COM APANEIA OBSTRUTIVA DO SONO?
Dentre os sintomas mais frequentes estão: sono inquieto, despertares frequentes, ronco, distúrbios de memória, atenção, concentração e reflexo, sonolência durante o dia, dor de cabeça matinal, instabilidade de humor, irritabilidade, fadiga crônica. Além disso, a AOS ainda pode provocar hipertensão pulmonar, impotência, entre outros distúrbios.

COMO TRATAR A APNEIA OBSTRUTIVA DO SONO ?
Suas formas de tratamento envolvem desde medidas simples de mudanças de hábitos como alterar o posicionamento do corpo ao dormir, reduzir o peso corporal, restringir o uso de álcool, cigarro e sedativos, até o uso de dispositivos intrabucais, de parelhos de compressão de ar (CPAP- abreviação do termo em inglês Continuous Positive Airway Pressure, pressão positiva continua nas vias aéreas) e cirurgias.

Os dispositivos intrabucais mais utilizados são os parelhos de avanço mandibular, indicados para pacientes com quantidade de dentes suficiente para ancoragem e retenção do dispositivo, e os aparelhos retentores de língua feitos em um material flexível que tracionam a língua por sucção mantendo-a anteriorizada, indicados para pacientes desdentados totais.

O CPAP aumenta o volume de ar que entra nos pulmões, evitando o fechamento das vias aéreas, diminuindo o esforço respiratório do paciente e reduzindo os despertares durante o sono. Apesar de ter um alto índice de sucesso, muitos pacientes têm dificuldade em se adaptar ao seu uso devido á limitação na movimentação, além do alto custo aparelho.

Os procedimentos cirúrgicos também apresentam bons resultados no tratamento da apneia quando corretamente indicados. O tipo de cirurgia será determinado pela severidade da apneia, pela presença de deformidade dento-facial e pela localização das obstruções.

POR QUE TRATAR A APNEIA OBSTRUTIVA DO SONO ?
O sono é um fenômeno essencial para renovação de todo o organismo. Pessoas com apneia obstrutiva do sono não conseguem se restabelecer física e mentalmente durante o sono, pois acordam durante todo esse período. Isso prejudica a rotina do paciente, diminui sua capacidade de atenção e seus reflexos – podendo levar a graves consequências, como no caso de pessoas que dormem ao volante.

Produzido por: Marcasite!