Crescimentos Gengivais no Paciente Ortodôntico

O QUE SÃO OS CRESCIMENTOS GENGIVAIS QUE PODEM OCORRER NO PACIENTE ORTODÔNTICO ?
São lesões na gengiva que se desenvolvem graças ao estímulo crônico, na maioria das vezes como um trauma ou a presença constante da placa bacteriana, decorrente da falha na escovação. Normalmente apresentam um caráter benigno e não se desenvolvem com características malignas. Os crescimentos apresentam-se como inchaços gengivais que podem ser localizados ou generalizados, apresentando sangramento durante a escovação, tanto nas fases iniciais, como nos estágios mais avançados.Podem se desenvolver até recobrirem os dentes. Estas lesões podem acometer crianças, adolescentes ou adultos sob o tratamento ortodôntico e podem ser agravados em casos com alterações gengivais iniciais sem o devido tratamento. Os crescimentos gengivais podem persistir mesmo após a remoção do aparelho ortodôntico.

POR QUE OCORREM OS CRESCIMENTOS GENGIVAIS ?
Basicamente, estas lesões ocorrem por falha na escovação e higienização, que usualmente é dificultada no paciente ortodôntico. A placa bacteriana é acumulada e em contato com a gengiva, pode provocar sua inflamação, causando a gengivite. Por períodos prolongados, a gengiva produz um componente fibroso, aumentando de tamanho e volume, causando o crescimento gengival. Podem ainda correr crescimentos gengivais por alergias dos componentes (brackets ou fios ortodônticos) ou da resina acrílica, usada na base do aparelho móvel.

COMO DEVEM SER TRATADOS ?
Inicialmente, o Cirurgião Dentista ou ortodontista deve identificar a causa do crescimento gengival. Desta forma, muitas lesões gengivais iniciam-se pela falha da escovação. Orientação da higiene bucal deve ser resaltada, e caso seja necessário, procedimentos de raspagem, alisamento e polimento das coroas dentárias devem ser realizados, podendo haver redução parcial ou completa da lesão. Procedimentos cirúrgicos podem tornar-se necessários para a remoção da lesão, sob anestesia local, e por meio de diversas técnicas (cirurgia convencional, eletrocirurgia ou lasercirurgia). Vale lembrar a importância do encaminhamento da lesão removida ao exame anatomopatológico, para o correto diagnóstico.

HÁ OUTRO RISCO MAIOR AOS PACIENTES QUANTO AO PROCEDIMENTO CIRÚRGICO ?
Não. Geralmente o procedimento cirúrgico é simples, requerendo cuidados inerentes à cirurgia bucal.

COMO REALIZAR A ESCOVAÇÃO ?
No paciente ortodôntico, escovas manuais, elétrica, tipo tufo e interdentária, além da agulha passa-fio podem auxiliar na escovação. Vale ressaltar a importância da consulta ao Cirurgião Dentista, para maiores instruções quanto à utilização de outros produtos como colutórios para buchechos.

Produzido por: Marcasite!